Como posso manter o foco em Cristo?

Pergunta Como posso manter o foco em Cristo? [] Resposta Em nosso mundo de ritmo acelerado e sempre atrás de atenção, é fácil ficar envolvido na rotina diária, distrair-se e perder de vista nosso verdadeiro propósito na vida – amar a adorar a Deus (veja Mateus 22:37). No entanto, as Escrituras nos dizem que devemos…

Pergunta

Como posso manter o foco em Cristo?

[print]

Resposta

Em nosso mundo de ritmo acelerado e sempre atrás de atenção, é fácil ficar envolvido na rotina diária, distrair-se e perder de vista nosso verdadeiro propósito na vida – amar a adorar a Deus (veja Mateus 22:37). No entanto, as Escrituras nos dizem que devemos correr nossa corrida com os olhos focados em Cristo: “… e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hebreus 12:1–2). Como podemos resistir ao fascínio do mundo e manter nosso foco onde pertence, em Cristo?

Focar é direcionar a atenção ou concentrar-se em algo. Se estamos focados em Cristo, então Ele tem nossa atenção; estamos nos concentrando nEle e em Sua Palavra; Ele ocupa a vanguarda de nossas mentes. Esse foco é adequado, uma vez que Jesus “é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas” (Colossenses 1:18). Por direitos, Ele deve ser o nosso foco.

Colossenses 3:1–4 contém muito que pode nos ajudar a manter o foco em Cristo: “Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.” Devemos focar nas “coisas lá do alto”, lembrando que Cristo está sentado no lugar da glória e do poder (versículo 1). A razão do mandamento também é dada: porque fomos ressuscitados para uma nova vida com Cristo. Para focar nas coisas acima, devemos conscientemente remover nossa atenção das “coisas que são aqui da terra” (versículo 2), e a razão é dada: morremos para nós mesmos, e Cristo é nossa própria vida (versículo 3). O lembrete de que Jesus voltará novamente nos ajuda a mantermos o nosso foco nEle e, quando O virmos, conheceremos a glória (versículo 4).

Hebreus 2 lista algumas das coisas que Cristo fez ou está fazendo por nós: Ele compartilhou nossa humanidade (versículo 14), quebra o poder do diabo (versículo 14), liberta-nos (versículo 15), é nosso “misericordioso e fiel sumo sacerdote” (versículo 17), sofreu por nós (versículo 18) e ajuda os que são tentados neste mundo (versículo 18). Por tudo isso, Hebreus 3:1 diz: “Por isso, santos irmãos, vocês que são participantes da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.”

Aqui estão algumas maneiras práticas para um crente renascido permanecer focado em Cristo:

Comprometa-se a ler a Bíblia. É impossível que um crente esteja consistentemente na Palavra sem ter sua atenção voltada repetidamente para Cristo. Jesus disse: “elas [as Escrituras] mesmas que testificam de mim” (João 5:39; veja também Lucas 24:44 e Hebreus 10:7). Focalizar-se na Palavra de Deus é ter o Filho de Deus como o ponto central.

Desenvolva sua vida de oração. Se você quiser saber como orar, leia as instruções de Jesus aos discípulos em Lucas 11:1–13. Ao falar com o Senhor durante o seu dia, você naturalmente se concentrará mais nEle. Pequenas coisas, grandes coisas – podemos ir ao Senhor com todos e quaisquer cuidados. O mandamento é “orem sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17), ou seja, para estarmos sempre em uma atitude e atmosfera de oração instantânea.

Confie no Senhor como seu único protetor: “Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele tirará os meus pés do laço” (Salmo 25:15). Quando entendermos os perigos espirituais que enfrentamos diariamente, focaremos mais em Cristo, nosso único Salvador e possuidor do poder da libertação.

Reconheça sua necessidade e o Senhor como a fonte de todas as coisas boas: “Como os olhos dos servos estão atentos às mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, à mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão atentos ao Senhor, nosso Deus, até que tenha compaixão de nós” (Salmo 123:2). O mundo oferece vários meios de obter amor, alegria e paz, mas eles estão destinados a decepcionar. O crente entende que amor, alegria e paz (e uma infinidade de outros bons dons) são o resultado direto de seu relacionamento com Cristo (veja Gálatas 5:22–23).

Enxergue o mundo como realmente é: um lugar cheio de pecado e de necessidade desesperada. Quanto mais escuro o mundo é para nós, mais claramente a luz de Cristo se destacará. Não é difícil se concentrar em uma luz em uma sala escura. “Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês” (2 Pedro 1:19). Aqueles que permanecerem focados em Cristo verão suas perspectivas sobre as coisas do mundo mudarem. Como Helen Lemmel diz em seu hino: “Fita teus olhos em Cristo, tão cheio de graça e amor: e o mundo vil sem valor será posto à luz do glorioso Senhor.”

Em O Peregrino, de John Bunyan, Cristão e Fiel passam pela Feira da Vaidade, onde são oferecidos “todo tipo de vaidade”. A resposta de Cristão e Fiel é instrutiva para nós: “Esses peregrinos iluminam todas as suas mercadorias – não se importavam em olhar para eles; e se os pedissem para comprar, eles colocariam os dedos nos ouvidos e clamariam: ‘Afasta os meus olhos da contemplação da vaidade’ e olham para cima, significando que seu comércio e tráfego estavam no céu” (página 55). Que possamos, como os peregrinos na Cidade da Vaidade, praticar o olhar para o céu e manter nossos olhos focados em Cristo, Sua glória e Seu amor.


[English]



[Voltar à página principal em português]

Como posso manter o foco em Cristo?

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.